Ferramentas:

A – CHAVE DE FENDA

B – FERRAGEM INFERIOR

C – PARAFUSO

D – SERRA COPO DIAMANTADA 40 mm

E – MOLA MARIX COM TAMPA

Fl – FERRAGEM SUPERIOR

F2 – FERRAGEM SUPERIOR

G – BROCA DE VIDEA DE 8 mm

H – BUCHA 8 mm

 

 

Passo 01

Colocar a ferragem na parte superior da cabeceira do forramento. Sugestão mínima ideal de distância da lateral do vão para o centro do eixo da  ferragem é de 60mm, conforme foto. Em seguida fazer o rebaixo para embutir a ferragem no forramento.

 

 

 

 

Passo 02

Concluir a montagem do forramento e colocar no vão da porta.

 

 

 

 

 

 

Passo 03

Medir o vão de largura da porta;

A folga ideal na altura de 12mm;

A folga ideal na largura de 8mm.

 

 

 

Passo 04

Usando a broca serra copo diamantada de 40mm de diâmetro, faça um furo com profundidade de 70mm. Sugestão ideal de distância da lateral do vão para o eixo da mola é de 60mm. Atenção: utilizar água durante toda a perfuração.

 

 

 

 

Passo 05

Com o furo pronto e limpo na profundidade de 70mm, checar se a mola está completamente livre na lateral e no fundo.

 

 

 

 

 

Passo 06.1

Fixação da ferragem superior na porta:

Parte superior: medir 57mm da lateral da porta ao centro do furo, conforme foto, fazer rebaixo e parafusar a ferragem no mesmo.

 

 

 

 

Passo 06.2

Fixação da ferragem inferior na porta:

Parte inferior: medir 57mm da lateral da porta ao centro do quadrado da ferragem, conforme a foto, fazer rebaixo e parafusar a ferragem no mesmo.

 

 

 

 

Passo 07

Encaixar a porta levemente inclinada na mola Marix, na posição fechada, e em seguida, abrir a porta forçando a abertura da mola até que os parafusos da ferragem superior fiquem acessíveis. Fixe os parafusos na ferragem superior.

 

 

 

 

Passo 08

Em seguida com a porta na posição fechada, fixar dois parafusos na mola em diagonal.  Atenção: é imprescindível que a porta esteja na posição fechada e que sejam fixados pelo menos 2 parafusos em diagonal conforme a foto.

 

 

 

 

Passo 09

Fazer funcionar a porta ajustando o seu alinhamento ideal por intermédio dos dois parafusos. Atenção: Essa manobra é necessária  em função do mecanismo interno da mola e para que o alinhamento da porta com a fechadura fique bem ajustado.

 

 

 

 

Passo 10.1

Abrir levemente a porta, liberando o acesso aos parafusos da ferragem superior, soltando-os em seguida, para a retirada da porta. Volte a porta para posição fechada, e desencaixe a porta da mola retirando-a.

 

 

 

 

 

Passo 10.2

Instale os dois parafusos restantes fixando bem.  Atenção: certifique-se que os quatro parafusos estão bem fixados para evitar o deslocamento da mola, evitando assim que a porta se desalinhe a fechadura.

 

 

 

 

 

Passo 11

Coloque a tampa sobre a mola Marix, pressionando-a para até que esta fique bem encaixada.

 

 

 

 

 

 

Passo 12

Recoloque a porta na posição fechada sobre a mola Marix. Abra a porta levemente forçando a abertura da mola, para ter acesso aos parafusos de fixação da ferragem superior.  Reinstale os parafusos na ferragem superior.

 

 

Está pronta a instalação de sua mola Marix.

 

Guia de Instalação da Mola Marix em Portas Pivotantes de Madeira